Tratamento para Cefaléia


O tratamento inicia-se a partir da definição do diagnóstico. Primeiro definimos se a dor de cabeça é primária ou secundária.

A dor de cabeça primária é tratada a partir de dois princípios. Tratamento sintomático ou profilático. Se a dor de cabeça não é intensa ou pouco frequente, fazemos tratamento sintomático, isto é tratamos apenas quando ela ocorre com medicamentos apropriados. Se a dor é frequente e de intensidade moderada a forte, fazemos tratamento profilático: administramos um medicamento diário ao paciente para evitar que a dor ocorra ou para diminuir sua intensidade, o paciente toma o medicamento todos os dia tendo ou não a dor.

A dor de cabeça secundária é tratada com medicamentos sintomáticos que diminui a dor e, principalmente, com terapias que atuem sobre a causa da dor. Tratamos o tumor com cirurgia, quimioterápicos ou radioterápicos; a infecção com antibióticos ou antivirais; as doenças de coluna com terapia física e bloqueios. Enfrentando a doença causadora da cefaléia, a dor diminuirá.